plan de cette partie du site - autres langues - sommaire

Cidadania mundial - Registro dos Cidadãos do Mundo - ASCOP - Congresso dos Povos

Divulgue este "Acordo" assinado em 14.04.1949 ele é fundamental para todos cidadãos-do-mundo!
 ACORDO DOS CIDADÃOS DO MUNDO

 Como futuro cidadão-do-mundo:

 diante da preparação para a destruição que se organiza às nossas vistas e ante a confessada impotência dos Estados, dos blocos e da ONU para defender a vida ameaçada,

Nós declaramos que correm perigo cada homem, cada aldeia, cada cidade e a especie humana.

Nós declaramos toda humanidade em situação de necessária autodefesa contra os Estados Soberanos, as ideologias e a propaganda, que tentam justificar o uso da guerra;

Nós declaramos aberta a crise do regime mundial.

ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS:

Nós queremos que nasça uma Lei Comum e um Novo Poder Mundial Federativo encarregado de aplicá-la.

 Nós exigimos que o povo do mundo, único soberano nesta crise, seja democraticamente consultado e organize ele mesmo a eleição de uma Assembleia Constituinte dos Povos, como também os primeiros serviços de utilidade mundial com o objetivo de garantir alimentação, segurança e informação.

 Nós damos aos primeiros representantes eleitos da Assembleia dos Povos a grave tarefa de organizar a intermediação de uma trégua entre os blocos que possibilitará aos povos se reordenar e maximizar o rendimento técnico das máquinas úteis para as necessidades da Paz.

 Convencidos de que é chegado o momento para que todo homem participe do serviço ativo da humanidade; Convencidos que os Estados ouvirão nossas vozes somente se nós nos unirmos aos milhões;

Convencidos que a humanidade toda se levantará apenas se surgir uma nova confiança entre os homens;

Nós convocamos os homens a novas proezas por meio de ações de recusa, ações corajosas e esperançosas porém pacíficas das quais depende o futuro.

Nós convocamos as populações a se mobilizarem livremente pela Paz para que elas não venham a ser mobilizadas pelos Estados para as suas guerras..

Nós convocamos os mais eminentes representantes da ciência e da cultura a cumprir suas responsabilidades para que os homens não sejam isolados pelo medo.

Aos acordos entre os Estados nós confrontamos este acordo entre os homens.

Nós queremos nos conhecer através das fronteiras recebendo o cartão comum a todos cidadãos do mundo.

Nós ficaremos atentos e vigilantes até que o Povo do Mundo unido dará uma Constituição ao Mundo.

 A inscrição como cidadão-do-mundo é a ação fundamental pela qual um indivíduo reconhece que é chegada a hora de organizar o mundo de forma planetária e se obriga a trabalhar pelo surgimento deste novo mundo.

Cidadão-do-mundo é portanto um homem que se sente solidário comos destinos de todos porque a segurança mundial não pode ser garantida por Estados nacionais soberanas e concorrentes, e porque o único meio de salvar a humanidade é substituir a atual desordem internacional por uma "ordem mundial".

Com este objetivo ele exige:

  • Leis mundiais que darão aos indivíduos e aos povos uma garantia mínima, entre outros, da sobrevivência, segurança e liberdade;
  • Instituições mundiais com poder de elaborar tais Leis fazê-las aplicar e respeitar;
  • Uma Assembleia Constituinte dos povos eleita democraticamente pelos habitantes do mundo e encarregada de conceber e implantar as primeiras instituições mundiais.

Esperanto

Français

English

Español

 Ser registrado como cidadão do mundo

Au sujet du site